Ser jovem atuante na sociedade é participar efetivamente dos acontecimentos sociais ajudando e valorizando a cultura local .Todo jovem tem direito à qualificação profissional que é a ferramenta que os jovens, principalmente os socialmente excluídos, precisam para conquistar uma ocupação no mercado de trabalho,e com isso poder ter direito a exercer sua função na sociedade,como profissionais dignos e respeitados ajudando a toda a população.
A maioria dos jovens de hoje em dia não têm participado ativamente da política, alguns por pensarem que não tem importância, e outros que acharem que o sistema é corrupto e não terem vontade de se envolver, mas sabemos que isto é muito importante, pois assim estaremos contribuindo para uma sociedade mais organizada, onde jovens e adultos opinam na política desenvolvendo um sistema que beneficie a todos, além de estarmos exercendo nossa cidadania.
"Ser jovem é ter arte de inventar..... por que pra ser feliz a gente inventa!
(...)ser jovem é viver a vida sim, seja com responsabilidade ou não, mas sempre com muita intensidade,criatividade e vontade de mudar o que não está legal. o que nos incomoda, o que é injusto, alguns de formas bem radicais, outros de formas delicadas, mas sempre e na maioria das vezes através da linguagem lúdica. Ser jovem é ter arte de mudar,de inventar..... Porque:
....Pra ser feliz a gente inventa
Conta piadas no sinal
Fala da vida da formiga
E diz que nada vai dar mal.
E assim nós jovens vamos a luta
A começar por nosso Brasil
Por Políticas Públicas de juventude
que deixe as juventudes mais a mil".
Por Meire Jane Barreto
Alguns alunos da turma 3° B também responderam à essa pergunta:
"Ser um jovem atuante é participar de atividades comunitárias beneficentes que ocorrem em minha comunidade, mas não só participar como também estar colaborando. É também de alguma maneira expressar suas opiniões e aceitar as dos outros. Saber servir meus semelhantes de maneira positica, buscar maneiras de ajudar nos problemas comunitários, sociais e etc.Ajudar cada vez mais a sociedade a crescer, pois se cada um de nós começarmos a arrefaçar as mandas e começar a fazer algo pela nossa sociedade, viveremos em um local e até mesmo em um mundo melhor".
Paulo Roberto
"Ser um jovem atuante na comunidade é estar por dentro dos assuntos da comunidade, se envolver nos problemas socias para ajudar em sua resolução. E comparecer nas reuniões do bairro... Se todos nós, estudantes, Procurarmos envolver-nos na sociedade como um todo ajudaríamos a nossa comunidade a crescer".
Jesimiel Sampaio Paiva
"Para mim, ser um jovem atuante na comunidade é estar e poder estar participando de encontro de jovens sendo ou não por igreja e ou religiões, estar por dentro do que acontece no seu cotidiano e na sua comunidade e estar preparado para dar opiniões e aceitar o que os outros dizem com sabedoria, hoje em dia os jovens estão seguindo rumos diferentes, como por exemplo, os das drogas, o que não é certo. Esse jovens precisam de apoio dos pais, de uma boa educação, uma boa moradia e alimentação, coisas que são essenciais no dia-a-dia de um jovem "saudável"".
Júlio César
" Ser um jovem atuante dentro da minha comunidade, é estar envolvido em tudo que há de interessante nela. Faria com que todos se envolvessem, e que dessem boa opiniões para que a nossa comunidade pudesse se desenvolver de uma forma esperada".
Vitor Leonardo
"O meu prazer de melhoras dentro da minha comunidade é buscar enfatizar os jovens para eles intervirem as politicas públicas dentro da sua comunidade, e o reconhecimento dos seus direitos e deveres.E os conscientizar que a pólitica não é chatice, mais sim um dever social nosso. "Jovens póliticos em busca de uma nova nação"".
Lorena Lopes
"Com tanta violência e mortes de jovens na minha cidade, gostaria de fazer algo que os tirasse da marginalização, como cursos profissionalizantes, oficinas de artes, dança e música. Mostrando o lado bom de um jovem com a vida em paz e em busca dos seus sonhos".
Marília Araújo
"A minha proposta é investir na educação pública, em projetos esportivos para jovens carentes, uma melhor infra-estrutura na comunidade, oficinas de música, opções de lazer, e ensino técnicos nas escolas públicos".
Mariana S. dos Anjos
"Atualmente os jovens tem mais chance de conseguir o primeiro emprego, de ingressar em uma Faculdade e talvez por isso têm aceitado tudo o que a sociedade impõe e deixado de lutar por aquilo que acredita e quer. Tem se calado. Reclamam da política da educação, porém nada fazem para mudar, se envolvem com drogas e confusões, mas não lutam pelo que vale a pena. Precisamos que os jovens mudem sua posição diante da sociedade, se ergam e lutem por uma mudança radical em nossa nação".
Maiquele Damasceno
"Ser jovem é ter a chance de mudar, de realizar ou simplesmente de procurar ver o mundo de uma forma diferente. Esse deveria ser o papel do jovem na atualidade, mas na realidade o que tem acontecido é desinteresse total nos temas políticos e sociais, e quando mais deveriam falar, se calam e aceitam as coisas do jeito que estão acarretando em graves conseqüências para a sociedade. É nosso dever como jovem, mudar o que está errado".
Jaqueline Amorin
"Ser jovem é ter bastante responsabilidades, pois a cada dia descobrimos novas experiencias em nossa vivencia em comunidade.
É muito difícil um jovem atuar na sua comunidade, pois existem pessoas que não tem pensamentos iguais aos dele, e por isso o jovem, deve entender e aprender a conviver com todos".
Hugo José
"Ser jovem atuante significa viver pelo futuro. Vivemos em uma sociedade determinada por relações sociais, historicamente construídas. O passado determina o presente. Ser jovem é lutar para que o futuro determine o presente. Lutar para nos livrarmos das heranças negativas que amargamos. Lutar para que possamos gerar um mundo novo que se esconde por baixo
dessa imensa agonia.
O homem é um ser criador. Ser jovem é criar um mundo futuro! Um mundo solidário, um mundo comunista. Mas para abrirmos caminho para o homem novo, nossa principal tarefa é romper as amarras de hoje, ou seja destruir o mais rapidamente possível o capitalismo. Só derrubando tudo o que hoje está erguido para assegurar a exploração do homem pelo homem".
Gesuito José
Gostou das propostas?Responda você também como ajudaria em sua comunidade.